Como conservar os alimentos de maneira correta

Desde o princípio dos tempos sempre houve uma preocupação de como conservar os alimentos, e foi realmente antigo pois se existe alimento ele deve ser conservado para ser consumido bom, porque ninguem quer comer algo estragado.

Existem várias formas conhecidas e utilizadas até hoje de como conservar os alimentos e estas são:

  • Concervação pelo frio – talvez essa seja a mais conhecida e mais utilizada nos dias de hoje, consiste em deixar o alimento tanto congelado, resfriado ou refrigerado. Evitando assim que se estraguem é uma maneira muito eficiente e muito utilizada de como conservar os alimentos.
  • Concervação pelo calor – é uma maneira de como conservar os alimentos muito utilizada e eficiente tanto é que é utilizada em todo leite que é comercializado, chamado de pasteurização ou UHT.
  • Concervação por sercagem – o próprio nome já diz, o alimento é seco e aumentando assim seu tempo para consumo, retirando a água dele durará muito mais tempo, na prática pode-se citar a carne seca ou charque.
  • Concervação por adição – são adicionados solutos quimicos, para também retirar a água e concervar mais os alimentos.
  • Concervação por defumação – o alimento fica esposto ao calor e a fumaça, talvez uma das maneiras mais gostosas de se concervar qualquer alimento, pois o resultado final é muito apreciado por inúmeras pessoas.

Lembrando sempre que a concervação dos alimentos não é só na industria, devemos concervar os alimentos em casa lembrando sempre que não devemos despercidar os alimentos.