O que é uma tabela nutricional dos alimentos

Primeiramente quando se fala em tabela nutricional dos alimentos é necessário saber que todos os alimentos são fontes de macronutrientes, que são as proteínas, os carboidratos e os lipídeos. E micronutrientes que são as vitaminas e minerais. E por ultimo as fibras que são classificadas em solúveis e insolúveis.

 

Para enterder uma tabela nutricional dos alimentos precisamos saber que alguns alimentos são fontes de determinados nutrientes e outros não, um exemplo facil de se entender é o caso das carnes, elas são ricas fontes de proteínas que são macronutrientes, mesmo assim não deixam de ter em seu conteúdo outros nutrientes como carboidratos e lipídeos, mas somente em quantidades menores. Por isso destaca-se o presença de proteínas nas carnes.

Uma tabela nutricional dos alimentos leva muito tempo para ser elaborada tendo em vista que cada alimento deve ser estudado minuciosamente e com equipamentos modernos capazes de detectar quais os nutrientes que existem no alimento estudado. Entre os mais conhecidos e respeitada tabela nutricional dos alimentos podemos destacar três que são: a tabela Sônia Tucunduva, a tabela da ANVISA e a tabela TACO. que são pontos de referência quando se fala em tabela nutricional no Brasil.

Tabela nutricional dos alimentos muito além do valor calórico

Por isso quando observarmos uma tabela nutricional dos alimentos em uma embalagem de qualquer que seja o alimento, devemos ter em mente que para aquelas informações chegarem onde estão foi levado muito tempo para que nós percamos apenas observando o valor calórido, pois nossos alimentos são muito mais que simples calorias.